Eucalipto: um remédio para bronquite que ninguém nunca te contou

Thumb Eucalipto: um remédio para bronquite que ninguém nunca te contou

Você conhece o Eucalipto?

O Eucalipto é uma árvore alta, onde o caule é branco e as folhas verdes, finas e pontiagudas. Sua madeira é usada para as mais diversas funções, concentrando principalmente na fabricação de papel, através da pasta de celulose feita de seu caule.

Mas, o  eucalipto é muito mais do que isso! Nativo da oceania, e hoje espalhado pelos quatro cantos do planeta,  é uma planta muito potente no tratamento de bronquite, aliviando os sintomas e podendo até curar

Apesar da madeira do eucalipto ser a parte mais valorizada, o que importa para o tratamento da bronquite são as folhas, da onde se extrai o óleo e também pode se fazer o chá.

 

O que faz das folhas do Eucalipto um remédio?

 

 

 

  • As propriedades das folhas do eucalipto estão relacionadas as vias respiratórias onde ele pode ajudar sendo expectorante e descongestionante.
  • A substância Eucaliptol ou Cineol é o princípio ativo do Eucalipto, e quando extraído tem um líquido incolor, que é muito usado em produtos farmacêuticos e de higiene como enxaguante bucal e cremes dentais. Para a bronquite, o Eucaliptol age relaxando a região muscular dos brônquios, controlando a secreção nasal que a doença causa.

Como usar as folhas de Eucalipto

 

 

O eucalipto pode ser usado de algumas maneira, através do chá de suas folhas, de maneira concentrada através do seu óleo e também através da inalação do vapor que sobe ao ferver as suas folhas.

No caso do óleo de eucalípto ele pode ser consumido via oral, ou pode ser usado para fazer massagem nas áreas afetadas, como o peito e as costas.

 

 

Contraindicações do eucalipto

 

 

  • Quando consumido em excesso ele pode causar náuseas vômito e diarreia. Então, sempre que for fazer uso contínuo do eucalipto é importante fazer um acompanhamento de seu médico.
  • Também não se deve passar o óleo de eucalipto na região dos olhos, pois podem causar irritação.
  • Algumas pessoas são alérgicas ao eucalípto, então quando for consumir é indicado que a pessoa consuma uma pequena quantidade e espere, se não acontecer nenhum tipo de reação alérgica, poderá tomar mais.
  • Gestantes e lactantes também devem evitar o consumo, assim como em crianças pequenas que podem ter uma tolerância muito menor ao eucalipto, em caso de problemas após o consumo procurar imediatamente o médico

 Este é um blog de notícias  não substitui o tratamento de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: