Turismo Sustentável: ideias de boas práticas antes, durante e depois da sua viagem

Thumb Turismo Sustentável: ideias de boas práticas antes, durante e depois da sua viagem

Nessa oportunidade, o viajante se torna um agente transformador que tem a responsabilidade de contribuir com o bem-estar das sociedades que o recebem, com a conservação da natureza dos locais visitados e das diferentes culturas.

Neste artigo você vai conferir como dicas simples podem fazer da sua viagem muito mais proveitosa e o mais importante: causar o mínimo impacto ambiental no lugar em que você visita.

Boas práticas antes da viagem

Planeje tudo. Antes de viajar procure todas as informações possíveis sobre o destino escolhido. Atrativos naturais, culturais e históricos e também sobre as comunidades que ali vivem, bem como sua cultura e o ambiente natural da região.

Pense bem onde vai ficar e como vai chegar até lá. Procure meios de transporte e hospedagem que se preocupem com a conservação do meio ambiente. Na bagagem leve o mínimo necessário.

Nada de excesso de peso. Assim você reduz a emissão de gases causadores do aquecimento global.

Boas práticas durante a viagem

Tanto para um fim-de-semana como para uma viagem mais longa, escolha acomodações que respeitem o meio ambiente e as comunidades locais.

Vai passear? Aventure-se para andar a pé ou de bicicleta e use transporte público sempre que for possível. Conhecer as comunidades locais é uma experiência enriquecedora.

Seja cordial, aproxime-se, interaja, valorize seus saberes e fazeres, sempre respeitando a cultura e as suas tradições.

Não leve nada do ambiente natural que visitar e traga de volta todo o lixo que produzir.  Viu alguém vendendo animais silvestres? Não compre, denuncie. Prefira admirá-los no seu ambiente natural.

Na hora das refeições vale a pena provar sabores locais, aliás, consumindo produtos da região você fortalece a economia local e todas as iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda.

Quer comprar alguma lembrança?  Atenção nas suas escolhas. Busque valorizar o artesanato e promover os talentos locais, mas cuidado com produtos que envolvam espécies silvestres.

Boas práticas depois da viagem

Você pode levar para casa dois tipos de lembranças:  as materiais, que adquiriu de forma consciente, e as que leva na memória sendo as pessoas, paisagens e os momentos únicos.

Se você ainda não conhece ou não faz parte de nenhuma causa socioambiental, porque não começa agora? Compartilhe com amigos a sua “experiência verde” e dê dicas de como contribuir para a conservação do patrimônio natural e cultural. Embarque nessa!

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: