Protetor solar ideal para a sua pele: tudo para se proteger na estação mais quente do ano

Thumb Protetor solar ideal para a sua pele: tudo para se proteger na estação mais quente do ano

O fator de proteção solar

Uma das principais características de um protetor solar é o FPS (Fator de Proteção Solar). O FPS protege a pele contra os raios UVB, cuja radiação é mais forte no verão.

Quanto maior for esse fator de proteção mais tempo a pele está protegida.

Outro fator importante no que diz respeito a protetor solar é o “Ppd” (sigla em inglês para “persistente pigment darkening”).

Essa é a medida usada para indicar a proteção contra os raios UVA. Esse fator está intimamente relacionado com a prevenção do envelhecimento.

O fator de proteção solar (FPS) é indicado no mínimo 30 para qualquer tom de pele, sendo que a pele de tom mais claro necessita de um FPS mais alto. O valor do “Ppd” dever ser sempre 1/3 do valor do FPS. 
Existe um filtro ideal para cada tipo de pele?

O protetor solar em spray é muito indicado para áreas grandes como as costas ou para áreas com muito pelo em que há uma maior dificuldade na aplicação.

O gel e o gel-creme são indicados para peles mais oleosas e o creme para uma pele mais seca.

Protetores solares orais

Os protetores solares orais auxiliam na proteção, mas de maneira alguma substituem o uso do filtro solar.

Eles são antioxidantes, auxiliam na manutenção do bronzeado, na prevenção das manchas e devem ser usados em conjunto com o filtro solar.


Filtro solar com cor

O filtro solar com cor vem sendo cada vez mais utilizado nos últimos tempos, porque além de proteger contra a radiação ultravioleta, ele protege também contra a luz visível que é a claridade.

Isso ajuda também na prevenção das manchas e na praticidade de se usar apenas um produto.

Existe protetor solar à prova d’água?

Não existe protetor solar à prova d’água. Existe protetor solar resistente à água, o que significam que ele vai durar mais na sua pele em uma exposição mais prolongada à água ou com suor excessivo.


Como aplicar o protetor solar?

O filtro solar deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas ou após um banho de mar prolongado ou suor excessivo.

É muito importante se atentar para a quantidade de filtro solar a ser aplicada. O preconizado é que sejam 2 miligramas de protetor por centímetro quadrado de pele.

Isso significa que mais ou menos 1 colher de chá de protetor seja aplicada no rosto e uma xícara pequena de café para o corpo. Uma quantidade inferior a essas medidas não garante a proteção descrita no rótulo do produto.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: