Pássaros, até onde eles podem voar?

Thumb Pássaros, até onde eles podem voar?

A maioria dos pássaros não voa acima de 1.500 metros. Alguns, no entanto, vão muito mais a lugares elevados. Por quais razões? E, como eles voam nessas condições?

Os pássaros podem atingir alturas impressionantes, às vezes até a colidir com os aviões de passageiros. Este é o caso do abutre de Grifo-de-Rüppell, que atingiu uma aeronave a uma altitude de 11.300 metros, indicando que poderia escalar ainda mais.

Esta ave permanece hoje a campeã mundial em todas as categorias. O ganso-indiano se defende bastante bem, voando sobre as montanhas do Himalaia a mais de 9.000 metros acima do nível do mar. Os cisnes também foram vistos a mais de 8 mil metros acima do solo.

Por que os pássaros voam tão alto?

As aves migratórias estão particularmente interessadas em voar muito alto, porque se beneficiam de fortes correntes de vento que as ajudam a percorrer grandes distâncias. O aumento da altitude de voo também limita a hipertermia (relacionada à intensidade dos batimentos das asas).

Graças à temperatura que muitas vezes atinge menos de -50 ° C, bem como a desidratação que ocorre. Então, durante as grandes migrações, para atingir tais altitudes, eles usam ventos ascendentes que os elevam alto sem esforço, mas eles ainda devem manter sua posição, exigindo mais ou menos gastos com energia.

Uma adaptação fisiológica particular dessas aves

Sua jornada não é fácil, porque as condições climáticas são duras em tais alturas. Na verdade, os pássaros beneficiam de importantes adaptações fisiológicas.

Para lidar com as rápidas variações de altitude e, portanto, variações na pressão do ar, alguns deles têm diferentes tipos de hemoglobinas (proteínas que consertam oxigênio no sangue) que intervêm em diferentes níveis de pressão, altitude.

Cada espécie de pássaro é, portanto, limitada em sua subida por um fator fisiológico, relacionado ao seu modo de vida. A maioria dos pássaros nunca atravessa mais de 1.500 metros acima do nível do mar. Um ano de migrações animais no planeta, surpreendente… Os terrestres do Globo, geralmente, fazem aparecer os limites entre países. Mas os animais não conhecem fronteiras.

Isso é o que os pássaros incríveis mostram quando retraçar um ano de migrações no planeta.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: