Por Que Os Gatos Gostam De Fazer Xixi Na Cama e Como Pará-los

Thumb Por Que Os Gatos Gostam De Fazer Xixi Na Cama e Como Pará-los

Gatos Gostam De Fazer Xixi Na Cama

Isso você sabe mas, sua cama talvez seja o local mais confortável da sua casa,  sensação é horrível quando você se deita e sente que seu gatinho fez xixi e molhou aquele local outra vez, concorda?

Problemas de micção em locais inadequados infelizmente são comuns entre os donos de gatos. A razão dele fazer isso pode ser algo que o esteja incomodando seriamente. Antes que você tome alguma atitude para fazer isso parar, primeiramente você tem que descobrir por que isso está acontecendo.

Aqui estão algumas dicas do que você pode fazer para ter o conforto da sua cama limpinha de volta.Preferências Banais

Alguns gatos urinam em lugares onde não deveriam pela simples razão de precisarem urinar. Leve em consideração que talvez haja algo na caixa de areia que eles não estejam gostando. Os seres humanos sabem exatamente onde devem ou não fazer suas necessidades, e o mesmo vale para os gatos.

A caixa em si: O tamanho da caixa é uma das principais razões pelas quais os gatos não gostam da caixa que lhes é dada. Se eles se sentirem apertados ou tiverem que se apertarem contra a parede para fazer suas necessidades, eles não vão gostar dessa situação. Por incrível que pareça, alguns gatos apenas não gostam da forma e design da caixa. Eles podem preferir uma caixa fechada ao contrário de uma bandeja ou ter preferências sobre como ter o acesso aquele local. Gatos mais velhos com artrite podem ter dificuldade em entrar em uma caixa com uma borda alta.

Como corrigir: Tente olhar para a caixa de areia como se você fosse um gatinho mimado.  Ela provavelmente custará mais caro, mas se você realmente quiser impedi-lo de fazer xixi na cama, faça alarde para uma caixa grande que tem aquilo que falta na sua caixa atual.

A localização: Gatos preferem fazer o suas necessidades em paz. Eles não querem que crianças corram por aí fazendo barulho, e o som da lavadora ou secadora pode assustá-los. Ao mesmo tempo, eles não querem ter que atravessar toda a casa quando estão segurando a bexiga. Se a caixa de areia estiver muito distante ou em um local que ele não goste, eles escolherão algum outro lugar mais adequado para se aliviarem.

Como corrigir: Se você tiver apenas uma caixa de areia, tente pegar outra e colocá-la em um novo local. Escolha um lugar que seja conveniente para ele chegar, mas também fora do caminho dos membros da casa. Se você tem uma casa de dois andares, provavelmente precisará de uma caixa de areia em cada andar para maior conveniência.

A bagunça: os gatos gostam de estar limpos e entrar em uma caixa fedorenta de urina e fezes não ajuda. Se a caixa de areia não tiver sido limpa recentemente, eles podem escolher outro local que atenda aos altos padrões de limpeza. Sua cama com cobertores macios é o lugar perfeito.

Como corrigir: as caixas de areia devem ser limpas diariamente. Se você tiver vários gatos , você pode precisar limpa-las mais de uma vez por dia.

Veja: 9 curiosidades sobre gatos que provavelmente você ainda não saiba.

Estresse e Ansiedade

Quando não é a própria caixa de areia causando o problema, estresse e ansiedade são frequentemente os culpados. Embora comprar uma nova caixa seja uma solução fácil, ajudar um gatinho estressado a gerenciar suas emoções não é tão simples.

Mudanças Repentinas nos Agregados Familiares: Uma mudança súbita na rotina pode colocar os nervos de um gato no limite e fazê-los agir como uma forma de comunicar seu estresse. Um novo bebê, outro animal de estimação e até mesmo se mudar para uma casa diferente, são razões possíveis para que um gato se sinta mais ansioso. Eles podem começar a querer passar mais temo no quarto de seus donos porque é o lugar onde eles se sentem mais seguros. E em vez de percorrem a casa e se aventurarem onde não se sente seguros, eles escolhem a cama do dono.

Como corrigir: Você pode começar mantendo a porta do quarto fechada ou cobrir a cama com algum material que não absorva o líquido no período do dia. Isso não resolverá o problema, no entanto. Para realmente ajudar o seu gato, você precisará encontrar a fonte causadora do estresse e da ansiedade dele. Às vezes é óbvio, como um novo membro da família, e às vezes é mais sutil. Tapete novo em seu quarto favorito, móveis novos – qualquer coisa diferente poderia estar causando o problema. Depois de descobrir o que é, inicie um programa usando métodos de treinamento positivos para mostrar ao gato que a coisa nova não é nada para se preocupar.

Ausência do dono: os gatos se apegam à sua família e quando suas pessoas favoritas estão ausentes, eles ficam estressados. Muitas horas no trabalho ou passar vários dias sem parar em casa, pode ser a causa do gato se estressar. Quando eles fazem xixi na cama, eles não estão fazendo isso por despeito. O que eles estão realmente fazendo é se acalmando misturando seu perfume com o do seu dono há quem eles tanto amam.

Como corrigir: ficar em casa com o gato é a melhor solução, mas isso nem sempre é possível. Se esse for o caso, melhorar o ambiente em que o gato passa mais tempo, vai ajudá-lo a ficar ocupado e feliz quando estiver sozinho. Certifique-se de que o gato tenha muitas coisas para explorar e brincar por conta própria. Deixe o rádio ligado e coloque um poleiro interessante perto da sua janela favorita.

Conflito social: como animais sociais, os gatos são mais felizes e se comportam melhor quando se dão bem com todos em seu círculo de pessoas. Um conflito com uma pessoa específica da família é estressante para eles, e eles recorrem a seus próprios métodos felinos para resolver seus conflitos. Em alguns casos, isso significa fazer xixi na cama daquela pessoa. Eles não estão fazendo isso por serem maus ou rancorosos, eles estão fazendo isso para misturar o seu cheiro com a pessoa que está incomodando.

Como corrigir: A pessoa em particular pode ser nova na casa ou não se unir ao gato como todo mundo. De qualquer forma, o problema do gato constantemente fazer xixi na cama pode ser resolvido, mostrando ao gato que a pessoa é um amigo e não alguém para ele se preocupar. Para mudar a opinião do gato, faça a pessoa alimentá-lo todos os dias. Eles devem dar ao gato guloseimas especiais e fazer brincadeiras junto com ele para mostrar  ao gato que ele é um amigo e não inimigo.

Veterinário

Se nenhuma dessas situações parecem ser a causa do problema, é hora de levar seu gato ao veterinário. Problemas médicos que envolvem a bexiga ou os rins do gato podem ser a razão pela qual eles não estão chegando à caixa de areia a tempo. Dê ao seu veterinário todos os detalhes sobre o que está acontecendo e discuta com eles possíveis condições médicas.

Gostou do artigo? Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado.. Você já passou por alguma situação parecida? Deixe um comentário dizendo como foi.

Fonte: https://supercriativo.net/por-que-os-gatos-gostam-de-fazer-xixi-na-cama-e-como-para-los/

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: