Saiba como funcionam uma colmeias?

Thumb Saiba como funcionam uma colmeias?

Como funciona uma colmeia?

As abelhas são fundamentais para o nosso planeta, e além do vento, das borboletas e beija-flores, elas são as principais responsáveis pela polinização do ecossistema.

Com o processo de polinização elas garantem o desenvolvimento de sementes e frutos de boa qualidade, e também, o seu delicioso mel!

Elas vivem em colmeias, que são extremamente organizadas, e dividem tarefas. Cada tipo de abelha tem uma função. Vamos aprender um pouquinho mais sobre isso?

Como funcionam as colmeias?

 

Vamos lá?

Abelha rainha

 

  • Principal função: reprodução

 

A abelha rainha ou abelha mestra seria a ‘mãe’ de todas as outras. Ela é bem maior que as outras abelhas.

 

Geralmente cada colmeia abriga uma abelha rainha, mas pode haver até três abelhas rainhas em uma colmeia, dependendo da espécie.

Elas acasalam com os zangões e passam a maior parte do tempo pondo ovos, em média dois mil por dia.

São alimentadas pelas operárias, exclusivamente, com a geleia real, e nenhuma outra abelha pode se alimentar do mesmo alimento que ela.

 

Em uma colmeia há três tipos de abelhas divididas em: abelha rainha,  zangões e operárias. Cada uma delas possui uma função, que mantém a ordem impecável dentro da colmeia.

Para entender melhor como funciona uma colmeia, é preciso conhecer as tarefas peculiares de cada classe de abelha.

Operárias

  • Principal função: fazer todo o trabalho no interior da colmeia

As abelhas operárias são estéreis e têm expectativa de seis meses de vida. Elas se subdividem em funções dentro da colmeia.

Algumas são encarregadas de alimentar a rainha, os zangões e as larvas de abelha.

Também tem aquelas que são incumbidas de cuidar da estrutura da colmeia. Elas fazem reparos, e reforçam a colmeia, construindo os favos para guardar o mel ou abrigar os ovos, além de cuidarem da limpeza.

Enquanto algumas são responsáveis pela coleta de pólen e néctar para a produção do mel, outras ficam de guarda na entrada da colméia.

A colmeia funciona perfeitamente com essa divisão de funções das abelhas. E elas, além de nos proporcionar maravilhas como o mel, o própolis e a geleia real, também são essenciais para o planeta

 

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: