Atividades físicas no verão: cuidados essenciais para se exercitar com segurança

Thumb Atividades físicas no verão: cuidados essenciais para se exercitar com segurança

Atividades físicas no verão: cuidados essenciais para se exercitar com segurança

Se você pretende fazer ou já faz atividades físicas aqui vai um alerta: é preciso tomar alguns cuidados para suportar o calor e também se manter em forma no verão.

Sai o ano velho, entra o ano novo e com ele vêm as metas, desafios e a busca por uma saúde melhor.  Mas antes de correr atrás dessa nova vida é preciso tomar uma série de cuidados.

A prática de atividades físicas já faz subir a temperatura corporal e num dia de sol intenso essa temperatura tende a se elevar mais ainda. Por isso, anote aí o que fazer para o treino não ficar prejudicado
Atividades físicas

Proteja o seu maior órgão: a sua pele

Para a pele o uso de protetor solar é imprescindível. Além disso itens como boné, viseira e óculos escuros são bem-vindos. Com relação ao vestuário, roupas leves e claras que não absorvem o calor são recomendáveis.

O ideal é evitar os horários de maior incidência do Sol. Nada de praticar exercícios em jejum. Adote uma alimentação leve com frutas e sucos por exemplo.

Não se esqueça da hidratação corporal

Durante o verão o mais importante é não deixar de se hidratar, aliás, repor líquidos é o item que os praticantes de atividades ao ar livre mais deixam de lado.

Se o seu corpo já se encontra em uma temperatura elevada, a sudorese é maior e isso exige maior gasto energético do corpo. Dessa forma, a hidratação tem que ser muito maior.

Em condições normais você pode se hidratar a cada 20 minuto com cerca de 150 ml a 200 ml de água. Se a atividade física é muito intensa e durante um tempo muito longo, são necessários cuidados redobrados com a hidratação.

Pratique atividades físicas em ambientes climatizados

Para quem quiser escapar do sol forte, o ambiente climatizado da academia é sempre uma boa opção. Mas prepara-se para encontrar a academia cheia, pois no verão as academias estão lotadas de pessoas em busca de saúde e na busca pelo corpo perfeito.

De uma forma ou de outra, é bom aproveitar o embalo da estação para se cuidar e garantir mais saúde para superar os desafios do dia a dia.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: